A ÚLTIMA CARTA DE AMOR




Oi, amor! Ainda posso te chamar assim? Espero que possa. Você foi a única no meio de todas as esperanças que tive que me deu alguma chance de fazer meu sonho ser real. Não é reclamação. Nunca tive reclamações de você. Até o azar contigo me deu sorte. Mas são tantas coisas para te dizer…. Você sabe que detesto conversas inacabadas. O silêncio era fascinante quando estávamos juntos, mas hoje ele sufoca. Eu poderia imaginar como as coisas seriam no futuro, mas honestamente; voltei ao ponto de partida.

Meu plano era diferente de todos os outros. Eliminar as projeções, dizer sempre a verdade e me abrir para o que viesse. Foi assim que te amei. Amei cada milímetro da sua pele. Amei cada fio de cabelo seu. Amei cada rizada sua. Amei os momentos de reflexão. Amei você como nenhum outro homem jamais sonhará em amar uma mulher. Desejei te ter com todas as minhas forças. Iria onde ninguém jamais chegou. Não são promessas cafonas de gente apaixonada. É a verdade. Sempre fui meio maluco, mas minha loucura saiu de mim também para amar você. Foi assim que te amei com a totalidade da minha existência. Não vou mentir; me permiti. Já fazia tempo que sonhava em te encontrar, pois é, nem tudo aconteceu rápido como você imaginou.

Sonhei com você antes de saber que você realmente existia. Chorei por você antes de saber se valia apenas. Fui fiel a você antes de firmar um compromisso. Desejei sentar na varanda e ver nossos filhos correndo pelo jardim. Fui um tolo. Não por ter te amado. Não me arrependo de ter te amado. Não. Nunca pense assim. Você fez de mim o homem mais feliz que já passou pela terra. Mas acabou.

Eu não me importo. Tudo o que foi vivido passou para eternidade e nada nem ninguém pode apagar você de mim. Não. Tudo agora é parte de você em mim. Você estará comigo como parte constitutiva do meu eu, ainda que não esteja aqui. Você e eu seremos os melhores amigos do mundo. Você conhece boa parte dos meus segredos. As vezes desconfio que saiba alguns que nem eu mesmo sei. És uma guerreira e eu me apaixonei perdidamente por ti. Eu, o cara das palavras, me perdi completamente no silêncio do “não saber o que dizer” e nem precisava. Nós ficávamos rindo. Conversando com os olhos. O poeta diz que quem quer dizer o que sente, não sabe o que há de dizer. Eu sabia, mas não conseguia.

Hoje, sabemos que não será possível sentar na varanda e ver nossos filhos correndo no jardim. Não existe varanda, nem nossos filhos, nem jardim. Morreram as possibilidades. Vive a esperança de que você esteja bem. Que fique bem. Que seja feliz sozinha ou com um cara de sorte. Eu escolhi o meu caminho e é voltar ao ponto de partida. Foi-se o sonho de ser pai. Foi-se o sonho de ser gente. Foi-se o sonho. Sonho. Sonho com outras coisas agora. Sonho em construir muralhas.

Sim, meu amor, você foi de certo minha última esperança. Agora construirei muralhas para proteger meu coração de novos amores. Não é covardia. É que quero que o que sinto por você não fuja e corra para você de volta. Não aguentaria te perder mais de uma vez. “Vida que segue”, eu te dizia. Vida que segue, te digo agora.

Há pontos e pontos em que discordamos. Não ligo. Quero voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Quero meu presente sem futuro de volta. Quero alimentar o que ainda resta. Quero regar a árvore que você plantou e viver de lembrança. Disseram-me os amantes que sem amor não somos completos. Eu serei metade da metade sem você, mas uma metade completamente feliz.

Não era para ser uma carta ridícula, mas é uma carta de amor. Não tinha como ser diferente. Sou infantil, eu sei. Não é uma situação que tenha tido experiência. Mas não é uma experiência que pretenda repetir. Eu poderia te dar mil razões para ficar comigo. Poderia te oferecer todos os meus momentos para você. Poderia me doar completamente e implorar que você reconsidere. Mas não farei.

Não. No fundo, minha vida, sei que não sou o melhor para você porque o melhor para você não se entregaria desta forma. O melhor para você não faria planos baseado apenas no que “eu queria”. O melhor para você não faria nada disso. A vida é mesmo uma piada.

Você me conheceu num momento complicado da minha vida. Saiu na hora errada, confesso, mas a vida não marca hora certa porque ela é o próprio tempo e zomba da gente. Hoje sei. Sabe, amor, tenho por ti uma admiração fora do comum. Eu já era maluco sozinho, meus pensamentos enlouqueceram e depois meu coração ficou maluco também. Foi assim que fiquei loucamente apaixonado por ti. Coisa de doido.

Quer saber? Nunca fui muito amigo da felicidade. Ela tem o costume de cair no meio do nada. Ela vem em pequenos momentos prenunciando grandes momentos de dor. E olha que entendo de dor. Eu estava me sentindo seguro, no entanto, era só egoísmo meu. Eu me segurei no que sentia por você. Agora você salvou-me também. Sim! Você é o ponto final da vida de um homem. Não o ponto final que acaba com a vida, mas o ponto que finaliza uma frase que narrava um trecho ilusório. A culpa foi do guerreiro que me disse: “escolha a mulher, a vida é curta e longa demais para acordar todos os dias sem os braços dela”. Eu acreditei. Verdade, a culpa foi minha.

Muito bem. De volta a luta por paz. A meta agora é provar que existe paz sem amor. A meta agora é… esquece. Não haverá novas metas. Vou seguir o caminho traçado antes de ti e correr em direção ao que vier pela frente. Esse era o plano inicial. Seguir, alcançar grandiosas coisas, vencer todas as batalhas impossíveis e morrer no meio dos livros e congratulações de inimigos e admiradores apaixonados por um ser humano medíocre. Não que eu seja, mas desejo ser um vencedor na vida. E serei. Como todo vencedor da vida…não terei tempo. Mas serei um vencedor feliz com um passado que se eternizou e viajou além do tempo em direção ao infinito. Você me fez feliz!

Nem todas as mulheres podem dizer que já foram amadas por um homem, mas você se transformou na exceção no momento em que passou pela porta. E agora ouço meu coração batendo forte no peito. Pancadas violentas implorando para que seja aberto. Não me preocupo, a chave foi atirada no passado, onde nem em sonhos ninguém poderá alcançar. Quanto as insistentes batidas nas portas do coração… Ilusão. Ninguém irá atender.

Se algum dia aparecer outra carta de amor, saberás que não foi este que te escreve. Porque este só amou uma vez. E foi você, que ocupou meus pensamentos. É para você, minha vida, a última carta de amor.

Deste que levará seu amor para sempre, com carinho.

PS: Deus é conosco!

Por Pierre Logan
_________________________________________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PESO DO MUNDO

MORTE POR AFOGAMENTO

O CRENTE OSTENTAÇÃO