O POÇO DE LOGAN


– “Sobreviva! ”.

– Quem está aí? Meu Deus! Onde diabos eu estou? Alguém!!!

– “Sobreviva! ”.

– Quem está dizendo isso? Ora, me responda! Por que não consigo ver nada? Deve ser um pesadelo. Eu devo estar sonhando. Não sei onde estou, mas sei que… nem sei bem onde eu estava antes de vir parar aqui. Não consigo ver nada. Minha cabeça dói demais. Será que se eu fechar os olhos e me concentrar consigo acordar? Não custa tentar.

– “Muito bem”.

– O quê? Quem é você?

– Ora, cale-se!

Por que estou amarrado nesta cadeira? O que vocês fizeram comigo? O que são essas marcas. Meu Deus, você se parece muito comigo.

– “Deve ser porque eu sou você”.

– Me solte!

– “Solte-se você. Foi você quem se amarrou aí”.

– Eu me amarrei? Você deve estar maluco!

– “De fato, Deus escolhe as coisas loucas do mundo para confundir os sábios. Mas se estou louco por que é que estou livre e você preso nessa cruz que você chama de cadeira? ”.

– O quê? Realmente esta merda é uma cruz! Que merda é essa. Me solta! Me solta seu filho de uma puta! Eu vou matar você, seu bosta.

– “Ah! Não aprendeu nada. Faz o seguinte, feche seus olhos novamente e volte para o poço. Você é ridículo, cara! Nem acredito que estamos presos no mesmo corpo. Vamos, machão! Tenha coragem! Basta fechar os olhos e acordar para vida lixo que você criou. Volte!!”.

– Me solta!!!!

– “Sobreviva! ”.

– Como? De novo no escuro? Porra! Que brincadeira estúpida é essa? Vamos acendam a luz, seus desgraçados. Seus merdas! Eu vou quebrar todo mundo quando sair daqui. Vou matar todo mundo!!!!!!

– “Sobreviva ”.

– Quem porra está dizendo isso? Sobreviver o cacete! Acendam a luz! Opa! Opa, uma parede… pedras frias… pedras… frias… umidade… ora, vejam só… devo estar num subterrâneo. Mais paredes… nenhuma porta… paredes… paredes… esse formato… esse formato é circular…. Circular… já estive num lugar assim… isto é… é… Já estive… há tempos… isto é… Um poço! Uma porra de um poço! Já sei! Desvendei o mistério! Já podem me tirar daqui! Esta merda é um poço! Alguém? Ouçam é um poço! Me tirem daqui. Estou cansado. 


Devo estar aqui há muito tempo. Minhas pernas doem. Minha coluna dói não tem lugar para sentar e sentar no chão não é a mesma coisa que ter um lugar para sentar. Não somos feitos para viver assim. Meu Deus, estou cansado demais. Estou com frio. Preciso que alguém fale comigo. Uma palavra. Diga para eu sobreviver. Por que estão em silêncio. Me ajudem! Minha mãe, como será que estás. Onde estão meus irmãos? Será que eles estão me procurando? Será possível que ninguém notou minha ausência. Acho que faz muito tempo que estou preso aqui. Meu corpo inteiro está tremendo de frio e está doendo. Minha cabeça vai explodir. Ei!!!!!!!!!! Estou cansado demais…. Não aguento mais. Preciso de um cochiiiiiiilo….

– “Na verdade, a ideia é que acorde! ”.

– Como? Amarrado de novo?! Não enxergo direito. Meu olho está doendo.

– “Claro que está. Eles te bateram até você morrer praticamente”.

– Morrer?

– “Sim, parceiro, você morreu durante uns minutos e eu fiz uma massagem cardíaca em você! Você é fraco de espírito e caráter, mas tem uma força física impressionante para o seu tamanho. ”

– Eu estava no escuro. Não tinha ninguém lá. Era um poço pelo jeito. Como alguém pode ter me feito mal se eu estava sozinho naquele maldito poço.

– “Em primeiro lugar você ainda está no poço. Em segundo lugar se você estava sozinho é óbvio que você fez mal a você mesmo!

– Por que eu faria mal a mim mesmo, seu babaca?

– “Porque você é um babaca que não enxerga um palmo na frente da cara! ”.

– Vai se ferrar! Me solte! Vamos me solte! Me solte, seu desgraçado.

– “Como posso te soltar se você não está preso a nada além de você mesmo? Quem pode te soltar dos teus maus pensamentos? Quem pode te soltar do mal que deseja para os outros? Quem pode te soltar da tua covardia, pusilanimidade, imbecilidade e desumanidade? Eu por acaso posso fazer com que o céu deixe de ser céu e o mar deixe de ser mar? ”.


– Mas você disse que era eu. Sim, você disse com todas as letras “eu sou você”. Sendo eu, você pode me soltar.

– “Tem razão. Pensando bem, de vez em quando você diz umas coisas sensatas. Não é um completo idiota. Digamos que eu fosse sua consciência, como poderia te ajudar? ”.

– Me soltando, por exemplo?!

– “Não. A consciência é a presença de Deus em nós. Sendo assim, fica claro que não posso te soltar”.

– Vai se ferrar! Você está falando besteira. Deus tudo pode.

– “É verdade. Deus tudo pode. Ele sempre nos escuta, mas já parou para pensar que muitas vezes Ele nos ouve e diz simplesmente: Não!? Veja só. Você pode implorar que Deus te traga felicidade, mas ele não o fará. O que ele trará para você é a oportunidade de ser feliz. Você vai pedir a Deus um amor verdadeiro. Ele não te dará isso, apenas te oferecerá a oportunidade de ter um amor verdadeiro. Você pode pedir que Deus te dê paz, mas Ele não te dará. Ele te oferecerá chances de conquistar a sua tão sonhada paz. Você pede que Ele te liberte, mas Ele não te libertará. Ele te oferecerá a oportunidade de se libertar”. Entendes?

– Vá- se- ferrar! Ahhhhhhhhhhhh! Meu Deus, isto é sangue? Sangue! Meu sangue!!!!! Estou sagrando! Ahhhhhhhhhh! Não! Nããããão! Ah!!!!!!!!! Aaaaahhhh! Socorro! Socorro!!!!! Senhor, me tira daqui…. Pai nosso que estás no céu….


Não! Escuro de novo. Minha barriga está quente. Devo estar sagrando ainda. Minha cabeça ainda dói. Fome! Ei, tenho fome! Alguém aí? Como merda vim parar aqui! Quer saber, foda-se! Vou me sentar aqui e morrer! Não vou mais implorar a ajuda nem de Deus nem de homem nenhum! “Sobreviva” é o cacete! Vão se foder, seus desgraçados! Ahhhhhh! Estou começando a tremer demais. Será que é a fome, o frio ou a perda de sangue? Dane-se. Não importa. Daqui a pouco estarei morto mesmo. Venha, morte, meu amor, mas venha bem vestida! Ahahaha! Estão vendo, ou ouvindo? Estou rindo de vocês, seus merdas! Estou rindo de mim! Estou cagando para o mal que estão me fazendo! Fo-da-se! Ahahahahaha! Estou morrendo, sangrando, com fome e com frio, mas continuo rindo de vocês! Kkkkkkkkkkk. Ouçam! Hahahahahaha! Estão ouvindo? Acham que é desespero? Pode até ser, mas danem-se! Ahahahahah! Morte, venha logo, meu amor! Te espero com um sorriso! Ahahahahahahahahahahahahahahahahahaha! Minha cabeça dói, mas não me importo vou rir dela também! Vou dar um sorriso para cada coisa do mundo antes de morrer! Danem-se! Rsrsrsrsrsrsrs. Olha só pra mim! Que ridículo. Rsrsrsrsrs. Sou um bosta mesmo. O que, a minha amiga morte não quer vir me buscar? Tudo bem…. Vou me levantar e tatear mais uma vez o meu poço. Está ouvindo algoz querido? O poço agora é meu! Ahahahaha! Eu sou o senhor deste lugar. Aqui será a sala, aqui neste canto escuro será meu quarto, aqui vou colocar a Tv. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Que merda. Ahahahahahahaha. Um quadro aqui! Outro ali. Quem sabe não cavo um poço dentro do poço para não faltar água?! Ahahahahahaha. Gostaram da piada? Estão ouvindo? Ahahahahahaha! Sim, este lugar é meu! Eu sou o senhor deste poço. Não há outro Deus aqui além de mim! Ahahahahahah! Eu posso fazer qualquer coisa. Posso chutar as paredes. Posso por este poço abaixo se eu quiser porque ele é meu! Kkkkkkkkkk.

– “Ei! ”.

– O quê? Mudou de novo? Eu estava no poço agorinha. Como posso ficar aparecendo e desaparecendo dos lugares desse jeito? E você não é aquele cara que parecia comigo. Onde ele está? Quem é você? Fale ou me deixe voltar para meu poço.

– “Eu sou a tua morte! Vim te buscar. Você vai vir agora e nunca mais verá seus amigos e familiares e nem nada”.

– Ora, que piada ruim. Não vai me assustar com isso. Para eu morrer tem que ter um motivo. Alguém precisa me matar ou eu preciso estar doente ou algum mal me acometer de repente. Estou sangrando e muito bem. Estou com uma dor de cabeça dos infernos o que significa que estou vivo, pois mortos não sentem nada. Pelo menos é o que dizem. Rsrsrsrsr.


– “Na verdade, você está desmaiado porque bateram demais na sua cabeça. Você está de fato sangrando e amarrado. Está sendo torturado há muitos dias e poucas pessoas sentiram a tua falta! ”.

– Então leve-me logo. Essa experiência com a dor está me trazendo tédio. A dor varia de nível, mas tem certas nuances que se repetem. Rsrsrs

– “Você acha isso engraçado? ”.

– Digamos que já sofri e aprendi o bastante para continuar sorrindo.

– “Tudo bem, vou ter que deixar para te levar outra hora. Seus algozes querem te fazer sofrer mais. Estão fazendo uma massagem cardíaca para te reviver de novo. Nos vemos em breve”.

-Ah! O que? Ah! Finalmente de volta ao mundo dos vivos.

– “Como? Não falei, esse maluco é doido demais, Jão! ”.

– “Vamo abri ele pela barriga cum facão pra ele deixá de sê besta! ”.

– “Jão, pega a faca quente queu dexei na brasa, vamo vê ele cantar”.

– Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Aiiiii!!!!!!!!!!!!!!!Ahhhhhh!

– “Dói né, seu mané! Mai vai doer memo é aqui na barriga…. Assim…”

– AhhhhhhHhhhhhhhhhhhhhhhh! Ohhhhhhhhhh!

– “kkkkkkkkkk Trouxa! Ahahahaah! Oia, Jão, ele sabe cantar…. ahahahahah.

– Sei fazer outras coisas também.

– “Mai vê só, Jão! Ele ainda fala, Vamos rancar a língua dele, Jão”!

– Meninos, acho que vocês me mataram pela última vez. Sabe, dentro de mim tem uma coisa presa. Uma fera. Um demônio. Freud explicaria, mas vocês não têm a mínima ideia de quem é Freud, não é?! Então, vou dar um aviso inútil. Corram! Porque dá próxima vez que eu acordar não serei mais eu porque este que vos fala é o lado fraco de quem vocês acham que estão matando.

– “Oia praí! Doido de pedra!!!”.

– “Se eu bater uma pancada com as costa do machado e tu não morrer eu corro, certo? Ahahahah . Vamo vê, então! Toma!!!!!

– Ah! O poço de novo. Não tem graça nenhuma na verdade. Mas acho que entendi a situação. Na verdade eu estou desmaiado em algum lugar, amarrado numa cadeira e sendo torturado por meia dúzia de marginais egoístas. Esse poço escuro deve ser minha cabeça e aquele cara que aprece de vez em quando é algum tipo de alter ego. Um outro eu que habita em mim. Espere, ou será que eu sou o alter ego? Talvez eu seja o outro eu. Sério. Que interessante! Curioso. Essas paredes frias… Formato circular das paredes úmidas. Opa! O que é isso? Um corpo? Deus, é um corpo. Tem alguém morto aqui! Calma! Calma! Todo problema tem uma solução. Solução. Pense… Pense… Use a cabeça…. Se isso é um poço só existe uma saída. Para cima! AH! E se eu cair? Será que esse corpo não é do último cara que tentou subir? Pode ser, mas não tem outra saída. Enfim, não tem outra saída. Para cima, então. Lá vou eu. Para cima sempre. Aqui tem uma pedra boa para segurar… Veja só; outra… Essa fenda dá para apoiar os dedos… aqui, certo…. Nossa meu corpo todo está tremendo… Isto cansa. Nossa. Acho que não vou aguentar…. Vou até o limite. Não dá mais para descer daqui. Se cair já era. Opa, vejo luz! Ainda está longe demais. Sempre subindo. Vamos, cara! A luz está ferindo meus olhos, fazia tempo que estava na escuridão. Vamos lá! Até que suar assim não é nada demais. É fácil demais escolher quando essa é a única saída. Rsrsrsrs. Dói, mas sei que agora estou no caminho certo. Opa! O que é isso. As paredes estão tremendo…. Caramba se eu cair daqui já era. Serei eu e aquele corpo no fundo do poço. Não consigo agilizar mais porque meus músculos estão demasiadamente cansados. Droga! Vou subindo…. Verei no que vai dar. Parece que estou subindo há anos. A luz está aumentando e até que estou me acostumando com ela. Opa! Só era o que faltava! Pedras começam a cair lá de cima. Não tenho outra saída. Ai! Pedregulhos nos olhos, pancadas na cabeça, mas vou continuar subindo, afinal, não preciso enxergar para saber que a saída está acima de mim. A lei da gravidade me ensinou que para cima é mais difícil que para baixo. Pois é! Vamos subindo! Chuva! Chuva! Chove pelo jeito, mas vamos lá! Pelo menos lava os meus olhos para eu saber se estou ou não perto. Coragem! Sempre subindo. Não aguento mais, mas só mais um pouco. Vamos, cara, só mais um pouco. Não aguento mais…. Sobreviva. Sobreviva.


– “Quem está aí? Meu Deus! Onde diabos eu estou? Alguém!!!”.

– Como pode, aquele corpo que tateei lá embaixo não estava morto. Só pode ser a voz dele que estou ouvindo. Só estávamos ele e eu lá no fundo. Não posso descer mais para ajudar. Vou dar um apoio como posso. Já subi de mais! Não posso mais descer. Vou ajuda-lo como posso. Sobreviva! Vou gritar mais alto para ele escutar: Sobreviva!

– “Quem está dizendo isso? Ora, me responda! Por que não consigo ver nada? Deve ser um pesadelo. Eu devo estar sonhando. Não sei onde estou, mas sei que… nem sei bem onde eu estava antes de vir parar aqui. Não consigo ver nada. Minha cabeça dói demais. Será que se eu fechar os olhos e me concentrar consigo acordar? Não custa tentar”.

– Sobreviva!

– “Como? De novo no escuro? Porra! Que brincadeira estúpida é essa? Vamos acendam a luz, seus desgraçados. Seus merdas! Eu vou quebrar todo mundo quando sair daqui. Vou matar todo mundo!!!!!!”

– Não entendo porque ele me ofende desse jeito! Estou tentando ajudar. Não posso descer, mas se ele me ouve subindo deve saber que a única saída é para cima. Finalmente. Finalmente estou sentindo a luz. Deus! Estou sentindo a luz. Estou perto. Sim, essa é a borda, o fim da parede do poço. Finalmente! Finalmente! Vou dar mais um aviso ao homem que está no fundo ainda! Ele precisa de apoio moral enquanto vou buscar uma corda ou coisa do tipo:

– Sobreviva.

– “Quem porra está dizendo isso? Sobreviver o cacete! Acendam a luz! Opa! Opa, uma parede… pedras frias… pedras… frias… umidade… ora, vejam só… devo estar num subterrâneo. Mais paredes… nenhuma porta… paredes… paredes… esse formato… esse formato é circular…. Circular… já estive num lugar assim… isto é… é… Já estive… há tempos… isto é… Um poço! Uma porra de um poço! Já sei! Desvendei o mistério! Já podem me tirar daqui! Esta merda é um poço! {…}”.

– Não tem jeito. Ele não aprende. Vou tentar sair e buscar ajuda. Mas estou fraco demais. Cansado demais. Preciso de um cochilo. A subida foi cansativa. Preciso comer algo, mas tenho que dormir primeiro…. Preciso…de….

– “Jão, essa porra não morre não! Quase uma semana maltratando e ele num morre”.

– “ Atira na cabeça para vê se num morre!”.

– Ei, eu sou a morte de vocês. Vim lhes buscar e nunca mais vocês verão seus amigos ou familiares. Ninguém vai ressuscitar vocês.

– “O quê? Não! Hooooooooooo! Ooooo! Ooooooooo! Ooooooo! Oooo!

– Que gritaria é essa, não se pode dormir em paz aqui. Não bastam os pesadelos? Como? Não foi pesadelo. Corpos por todos os lados. Sangue. Gente morta. Deus, o que houve aqui. Poças de sangue. Membros decepados. Paredes encharcadas de sangue. Uma cadeira quebrada. Cordas arrebentadas e uma faca no meio de brasas apagadas. Que inferno. O que aconteceu aqui? Deus! Meu Deus! Será que tudo foi real? Será que tudo foi real, Senhor?


– “Foi sim! Agora vamos sair daqui antes que você surte novamente”.

– Quem é você?

– “Sou um andarilho qualquer vindo de outros lugares de sua cabeça. Sou um amigo. Venha! ”.

– Meu corpo inteiro sangra! Meus pés estão quebrados!

– “Então se arraste. Sou um velho, mal posso me carregar! ”.

– Estranho como tenho a sensação de escalar um poço enquanto me arrasto. Parece que já vivi isto antes. Essa é a saída! Vejo luz. Claro demais! Meus olhos estão doendo. Andarilho? Você está aí?

– “Sim! Vamos! Rápido! ”.

– Pronto sinto a luz e estou me acostumando com ela. Vejo um tipo de poço. Vamos, dê-me água! Estou com sede. Andarilho?

– “Não tem água nesse poço, rapaz. ”

– Ora, e o que tem lá então?

– “Somente uma parte de você que não conseguiu entender que a vida não é feita de reclamações e distribuição de ofensas. Seu lado fraco jaz no fundo desse poço, garoto. É uma outra versão de sua história. É tudo o que você seria se se entregasse aos seus torturadores. Seus inimigos são mais íntimos do que você pensa e você vai criando-os com mais frequência do que consegue admitir. Mas hoje tu estás mais forte do que nunca foi. E por isso que te peço que aguente um pouco mais de dor, pois precisas ser selado. Para que não liberte mais tua fera. Para que jamais perca o controle de novo. És forte, e podes acabar se destruindo. Vamos. Ainda tens coisas grandes para conquistar!

– Mas, não entendo como pude…

– “Ande, garoto, deixe o poço para trás. Você só tem vinte três anos. É cedo demais para ser tarde. Não leve o poço com você. Deixe-o onde ele tem que ficar. No passado. Encare a luz as coisas que a luz te mostra com coragem. Tu agora é um homem!

Ouça a música:

Por Pierre Logan
_________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PESO DO MUNDO

MORTE POR AFOGAMENTO

O CRENTE OSTENTAÇÃO